bomba entupida
avatar

Bomba do chimarrão entupida? Saiba como resolver

Sua bomba de chimarrão entupida nunca mais. Saiba como resolver com essas 3 dicas

 

Lá está você, com o seu mate preparado, saindo fumaça e pronto para beber, mas a bomba não funciona.

Começa então a novela, mexe a bomba, sorve o mate devagar, ajusta aqui, ajusta ali, tira a bomba, lava a bomba e tudo isso enquanto o mate está esfriando na cuia, em resumo: desastre.

Mas que tal umas dicas para evitar que ela fique entupida antes de mais nada?

Confira aqui 3 dicas infalíveis para nunca mais se preocupar com uma bomba entupida:

 

1 – Higienização correta

 

Saiba que aquele hábito básico de só passar a bomba embaixo da torneira e retirar o excesso de erva externo é o seu maior inimigo.

Certifique-se que o bojo e o bocal estão bem limpos, de que não há granulação de erva em lugar algum e na dúvida coloque a bomba em um copo de água e sorva normalmente, se a água não estiver fluindo de maneira adequada, puxe com mais força até que o fluxo seja normalizado.

 

2 – Inserção da bomba

 

A hora de inserir a bomba no chimarrão também é crucial. Quando for colocar a peça no mate, certifique-se de que está colocando a bomba na erva já bem umedecida.

Se a bomba entrar em contato com a erva antes da mesma estar completamente umedecida, a erva-mate vai granular e grudar no bojo, tanto externa quanto internamente e a partir daí, quanto mais você tomar, mais vai entupir a bomba. Nesse caso não tem jeito, é tirar a bomba, desentupir e começar de novo.

 

3 – Moagem da Erva-mate

 

A moagem da erva também é crucial para aumentar ou diminuir drasticamente a chance de entupimento da bomba. Como vimos acima, o maior vilão do entupimento da bomba é a granulação da erva que não umedece o suficiente.

Com uma moagem mais grossa, esse problema se resolve simplesmente porque essa granulação acontece em “pedaços” maiores, que não acabam entrando na bomba, então um leve movimento rotacional da bomba já desobstrui qualquer sedimentação.

Então se você não está se acertando com a erva fina, dê uma chance para a de moagem grossa, o seu mate vai ficar mais fácil de preparar e muitas pessoas preferem o sabor mais amargo dessa variedade.

E aí? Tem mais alguma dica para desentupir a bomba? Tem algum método infalível de preparar o chimarrão sem se incomodar? Quer mostrar suas habilidades artísticas na hora de enfeitar o mate? Mostre pra gente marcando #meumatecampeador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Assine a newsletter do Campeador para ficar informado.